Cartas de longe

Ontem fiz minha caminhada ao redor do Passeio Público, fechado pelo coronavírus. Parece que ele está melhor assim: quase sem os humanos; só os trabalhadores insistindo em varrer suas folhas. As garças já retornaram.

Numa manhã de setembro que, pelo calendário ainda é inverno, já cheira primavera num dia quente e ensolarado lembrando o verão. Os ipês exuberantes com suas flores amarelas forrando o chão como um tapete. Outras flores vermelhas, lilases, rosa aqui e ali, num verde predominante.

A natureza em cores de Almodóvar. Nós, mergulhados em números astronômicos de mortes, com as cores de Schopenhauer: ” (o) maior demolidor de sonhos que passou na Terra” (Guy de Maupassant, Junto De Um Morto).

Sigo o caminho atrás de frutas e verduras. Muitas portas fechadas pela pandemia. Outras abertas persistindo num dia a dia; prédios residenciais exigindo uso de máscaras… Mas o que salta aos olhos são as placas de “aluga-se”, “passa-se o ponto”, “vende-se”, denunciando uma crise econômica também sem precedentes. Na esquina, as putas – sem máscaras – esperando velhos clientes. Sobrevivência, embora nem se saiba para quê. Garotos continuam vendendo suas balas no farol; o homem continua guardando os carros; conversas corriqueiras…

E a Praça Santos Andrade também florida com seus ipês amarelos. Praça, abrigo dos sem tetos, andarilhos, miseráveis. E os ipês imponentes, fazendo a vida explodir.

Ei vida. Esta, vai se esgueirando pelas esquinas, em qualquer fresta, passando por cima das pilhas de cadáveres, pulsando. Esta vida que não pergunta o por quê, só vai… Invisível, como o vírus.

Pensei: como o invisível tem força!

Léo

Publicidade

13 comentários em “Cartas de longe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s