Bagdad Café

“Preciso conversar com Brenda” (filme Bagdad Café, Percy Adlon, 1987).

 

Brenda, negra, esguia, desgrenhada, dona de Bagdad Café — posto-motel nos arredores de Las Vegas. Brenda tem um filho moço que tem um filho bebê. Pianista. Brenda tem uma filha moça, alegre e divertida. Brenda tem um marido folgado. Nas primeiras cenas do filme, rompe com ele. Brenda, áspera, solitária, se vê responsável por tudo, sem ajuda.

Em Bagdad, quartos. Uma tatuadora, linda, ocupa um deles. Não gosta de harmonia. Um pintor, que fazia cenários em Hollywood, ocupa um trailer. Um jovem mochileiro pede para acampar. Gosta de bumerangue. Um índio, atendente.

Deserto. Estrada. Pó. Poeira. Caminhões.

Jasmim, alemã da região de Bavária, branca, corpulenta, olhos verdes. No início do filme, desiste de seu marido rabugento. Jasmim guarda em si a luz.

Jasmim e Brenda – encontro. Transformam o pó em magia. Revigoram o lugar. Unem seres solitários e desérticos. Artistas.

Belo filme deste diretor alemão. Bela fotografia em que o deserto se amálgama com a vida das personagens. Belas atrizes, CCH Pounder, Brenda, e Marianne Sägebrecht, Jasmim. Roteiro original: uma sociedade tão fechada como a norte-americana, invadida. Bela trilha sonora: Calling You, música tema, composta por Bob Telson, e cantada por Jevetta Steele.

Sim, “eu estou te chamando/ não consegue me ouvir?”.

Léo

bagdad café
Imagem do filme. Foto divulgação.

6 comentários em “Bagdad Café

  1. Um tema em que todas as vidas se cruzam em um pequeno espaço do aspecto americano. Isso nos permite ver como a vida é todo personagem que vive no seu jeito real de ser. Vale a pena procurar o filme, e se você recomendar a trilha sonora, eu também o ouvirei. Saudações Léo.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s